Le professeur, l'élève et la grandmère Nair

A convite da querida amiga Juliana, os palhaços Solenta  e  Capitaine foram visitar avó dela, Nair, que acaba de completar 90  anos. Antes de mais nada, há que se dizer que essa é apenas a terceira vez que Solenta e Capitaine se encontram fora do espaço entre quatro paredes das aulas de francês.
A primeira vez foi quando se conheceram em uma saída orientada pela mesma querida Juliana, no parque do Ibirapuera.
A segunda, em uma aula pic nic, também no parque do Ibirapuera (experiência incrível).
Bom, voltando ao dia 07 de abril de 2009. Solenta, que já não é mais tão lenta, chegou antes do professor. Já na rua aconteceram coisas incríveis e, ao chegar em frente ao prédio, o porteiro disse: "Acho que é aqui". Quer recepção melhor que essa? Lá, Solenta esperou o professor. Era uma verdadeira sala de espera, repleta de passantes (moradores, entregadores, trabalhadores...). E assim, de turbinas aquecidas, Solenta recebeu Capitaine. Feliz de encontrar o parceiro de viagem! E assim, pegaram o elevador. E assim, o cruzeiro começou.
Cruzaram a fronteira entre a rua e o interior do universo de Nair. Foram  recebidos por Juliana, Nair (que foi pega de surpresa pela visita inesperada) e Dani (a cuidadora atenta). 
Dentro do apartamento, um sem fim
 de  comoções. Nair desfilou sabedorias, bom humor, lamentações. Histórias da vida... sobre a verdade e sobre a mentira piedosa. Capitaine e Solenta saborearam gelatina e saborearam estar ali. Nair saboreou de olhos fechados Capitaine cantando La bohème. Aliás, Capitaine encantou Nair ao encarnar um concertista ao piano que, mesmo desafinado, naquele momento soava como o mais refinado instrumento tocado pelo mais renomado instrumentista. Foi um show à parte que Solenta acompanhava com seu ovo/chocalho em uma batida desritmada. Nair estava extasiada e perguntava a Juliana: "Onde 
você encontrou essa gente?" A hora avançada, sem nenhuma vontade de irmos embora e cada vez mais pertencentes àquele universo, chegamos ao momento da despedida. Que coisa difícil despedir se a vontade é de ficar.... Mas vamos, com a promessa de um retorno,  só assim é possível partir.




Solenta, Nair e Capitaine posando para Juliana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu Geraldo - Terceira Visita

Pio - Primeira Visita

SEU SATURNINO - TERCEIRA VISITA