SEGUNDO DIA -Seu Saturnino

Cristiane a sobrinha abriu o portão e   já  nesse momento foi possível pressentir mais uma cuidadora sofrida e sobrecarregada. Seu Saturnino é o paciente do PAD, respira com ajuda. Recepientes de oxigênio se enfileiram na entrada do quarto. Benedita - Benê a esposa , tem sobrepeso e dificuldade de caminhar, fica deitada na cama ao lado dele. 

O ENCONTRO

Terezinha entrou apresentando Solenta. Benê já foi logo dizendo que a palhaça seria bom para Seu Saturnino, marcando território, como quem diz "Me deixa aqui no meu canto que eu quero saber de coisas mais sérias como - a quantas anda a reforma do hospital, é possível conseguir uma consulta para tal médico... " Mas, aos poucos ela foi se entregando ao momento, às vezes ainda dispersava fazendo perguntas para Terezinha, mas até o final do encontro já estava mais a vontade com a presença da palhaça.
Seu Saturnino se entregou logo de cara. Falou, falou e falou. Solenta ouvia atentamente, fazia graça  a toda hora mas ouvia atentamente. Historias da vida, dos trabalhos, dos amigos da juventude(muitos japoneses).  Foi um encontro com muitos pontos altos mas dois especialmente não podem de modo algum ficar fora desse registro. O primeiro foi quando seu Saturnino se emocionou ao falar da importância das pessoas queridas em nossas vidas e por elas vale a pena continuarmos vivos. Seus olhos ficaram marejados. O segundo foi quando do nada Solenta começou a cantar uma música de Dorival Caymmi e qual não foi a surpresa quando Seu Saturnino disse que era seu músico preferido que quando era moço ficava imitando ele o tempo todo e que sua mãe dizia"Pare com isso, é Caymmi no café, Caymmi no almoço, Caymmi o jantar... Com essa voz feia! Pare, senão não te ponho almoço" Dona Benê entrou na conversa. "Voz feia? Que nada, ele tinha uma voz bonita..." E Seu Saturnino concordava orgulhoso. "É, eu tinha uma voz bonita mesmo... agora não..." E Solenta se expande "Vamos cantar!?" Dona Benê se lembra de outra música. Os três cantam, enroscando na letra "É doce morrer no mar...Nas ondas verdes do mar." .


Que encontro maravilhoso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu Geraldo - Terceira Visita

Pio - Primeira Visita

SEU SATURNINO - TERCEIRA VISITA