QUINTO DIA - Seu Luiz Pereira


Regina, a filha de Seu Luiz, foi quem nos abriu o portão. Logo veio Dona Maria, a esposa, duas mulheres fortes e acolhedoras. Seu Luiz está acamado há muitos anos, consequência de um AVC. Tem uma série de enfermidades decorrentes, mas consegue se comunicar verbalmente.

O ENCONTRO
Solenta mal havia sido apresentada para seu Luiz, chegou seu neto Denis, de 7 anos. A partir daí, ele revezou com Solenta a condução do encontro. Nas apresentações iniciais aconteceu uma grande "euforia fotográfica". Era Regina fotografando com seu celular, Terezinha fotografando com a máquina da Solenta, Denis apagando, sem querer, foto tirada pela mãe, Solenta pedindo para Denis para fotografar sua mãe, sua avó e seu avô com a máquina que estava sendo usada por Terezinha... Seu Luiz parecia estupefato com tamanha algazarra. Depois, enquanto Terezinha fazia seus procedimentos, Denis levou Solenta para a sala, ele estava empolgadíssimo para mostrar seu uniforme da escolinha de futebol, escolinha do Corinthians. Corria para o quarto, voltava com a camisa, mostrava todo orgulhoso, corria novamente para o quarto e voltava com as chuteiras, corria de novo e voltava com o calção, a cada volta parecia mais empolgado, até que resolveu vestir o uniforme completo e não estava achando o meião. Enquanto procurava e se vestia, houve uma brevíssima brecha para Solenta se aproximar de Seu Luiz.  Solenta iniciou sua apresentação de instrumentos maravilhosos e Seu Luiz parecia estar gostando, Denis apareceu no quarto vestido dos pés à cabeça com seu uniforme, pedindo o foco, pedindo atenção, querendo experimentar os instrumentos... Seu Luiz convocou Dona Maria, pois estava com vontade de urinar. Saímos novamente do quarto. Denis iniciou então o desfile e a demonstração de seus instrumentos: duas baquetas eletrônicas, um microfone com uma batida eletrônica e uma super guitarra de brinquedo cheia de truques eletrônicos. Haja pilha! Enquanto Denis foi guardar seus instrumentos, Solenta voltou para junto de Seu Luiz, tentou saber sobre músicas de sua preferência e Dona Maria disse que ele não gostava muito de música não, "só os hinos da Igreja". Solenta disse que hinos não eram sua especialidade, que estava precisando ampliar seu repertório e então ajoelhou-se ao pé da cama e soltou um Carinhoso:
Meu coração, não sei por que, bate feliz quando te vê. E os meus olhos ficam sorrindo e pelas ruas vão te seguindo. Mas mesmo assim, foges de mim.  Ah! se tu soubesses como sou tão carinhosa e o muito, muito que te quero. E como é sincero o meu amor,  eu sei que tu não fugirias mais de mim, vem, vem, vem, vem...
"Vem o que mesmo?" disse Solenta enroscando na letra. Seu Luiz prontamente entrou com o restante, tão rapidamente que dava a impressão de dizer: "não pára não, não estrague a cadência, a beleza do poema..." . E assim seguiram, meio juntos, quando Solenta ameaçava enroscar novamente ele ia soprando. 
Vem sentir o calor dos lábios meus, a procura dos teus. Vem matar essa paixão que me devora o coração e só assim então, serei feliz, bem feliz.  Ah! se tu soubesses como sou tão carinhosa e o muito, muito que te quero. E como é sincero o meu amor, eu sei que tu não fugirias mais de mim, vem, vem, vem, vem, vem sentir o calor dos lábios meus, a procura dos teus. Vem matar essa paixão que me devora o coração e só assim então serei feliz, bem feliz.
Mas logo voltou Denis solicitando atenção. Solenta ainda tentou saber alguma coisa de Seu Luiz, seus gôstos passados e atuais, tentou entoar uma musiquinha com o quase nada de informação que tinha dele, mas foi "muito barulho por nada". Barulho mesmo, Solenta desafinada com seu chocalho, Denis sem parar de falar um segundo, acho que Terezinha quase enlouqueceu tendo que fazer suas anotações em um ambiente com decibéis acima do recomendado pela OMS.
A hora da despedida deixa um gosto de ter ficado em falta com Seu Luiz, nem sei onde ele nasceu, com o que trabalhou, se tem mais filhos... 
Para quem quiser ouvir a música de Pixinguinha na voz de Marisa Monte e Paulinho da Viola:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu Geraldo - Terceira Visita

Pio - Primeira Visita

SEU SATURNINO - TERCEIRA VISITA