Pio - Retorno e Alta

Essa foi a primeira visita do dia, acompanhada pela fisioterapeuta Ana Sílvia e pela estagiária, também de fisioterapia, Dominique. Claro que Solenta não pode deixar de perguntar para Dominique se sempre cantavam para ela a música "Dominique nique nique, sempre alegre, esperando alguém que possa amar..." Ela disse que sim, desde criança, e que sua mãe escolheu seu nome justamente por causa do filme que tinha essa música. Quando chegamos até a casa, Ana Silvia subiu as escadas na frente e observou que havia um corrimão novo instalado. Ao bater à porta, os latidos de Eureka dispararam e pode-se dizer que quase não pararam mais, em vários momentos do encontro ela latiu alucinadamente. Quem nos abriu a porta foi o próprio Pio e Solenta ficou muito feliz ao ver sua evolução. Estava sozinho na casa e já se vira com tudo. O novo corrimão é justamente para que possa descer as escadas sozinho, coisa completamente impensável na visita anterior. Depois que Ana e Dominique fizeram suas avaliações, Solenta estava livre para fazer o que quisesse. Ela entregou para Pio o porta-retrato e ficou só observando a desenvoltura dele desembrulhando o presente. Quando ele olhou para a foto, sorriu e disse que havia visto o blog. Solenta ficou surpresa e contente, querendo saber como, onde... Ele falou que lembrou do nome e sua filha Diana pesquisou e achou. Disse que gostou muito e que até Beatriz, a filha dele que mora no Peru, viu. Então Solenta teve uma idéia. "Porque a gente não grava um depoimento seu para suas filhas?" Pio ficou surpreso com a idéia e, como é tímido, disse que não sabia... Solenta disse: "vai pensando, até o final do encontro você decide" e completou dizendo que tinha levado outra surpresa para eles ouvirem juntos. Discos com músicas da América Latina em que haviam algumas músicas do Peru. Deu um dos discos na mão dele para escolher e foi incrível ele escolher a primeira que ela colocaria caso não houvesse antes perguntado a ele. Chabuca Grande cantando La Flor de La Canela.
Ele disse que suas filhas gostam de cantar essa música e que elas têm vozes lindas. Depois ele pediu para colocar El Condor Pasa. Ele explicou que esse tipo de música é mais característica da região central do Peru e que no lugar de onde ele vem, mais ao sul do país, as músicas são mais animadas, "parecidas com música de carnaval, mas diferente." Solenta adora ouví-lo, seu jeito, seu sotaque, sua generosidade em ensinar coisas de sua terra a uma palhaça desajeitada. Depois das músicas, Solenta voltou a perguntar a Pio se ele toparia gravar uma mensagem para suas filhas e ele, com toda sua timidez, concordou. Solenta preparou a câmera e deu o sinal, o resultado vocês podem ver na próxima postagem. Foi uma comoção geral. Foi um verdadeiro presente presenciar a gratidão dele ao PAD, mas acima de tudo perceber o grande amor que ele tem por suas filhas. E, por incrível que pareça, Eureka ficou quietinha durante a gravação, parece até que sentia a importância do momento.
Já era hora de ir embora e Ana Sílvia já havia comunicado que o PAD estava dando alta para ele, não só por que sua recuperação estava indo muito bem, mas também porque ele está frequentando o Centro de Reabilitação Umarizal, onde ele está recebendo um tratamento intensivo. Na despedida, Solenta conseguiu expressar a alegria de conhecê-lo e de testemunhar todo seu empenho e dedicação para se recuperar. Foi uma delícia de encontro, apesar dos latidos estridentes de Eureka.



No colo de Pio, Eureka latia bem menos....


Chabuca Grande canta La Flor de La Canela

http://www.youtube.com/watch?v=AXM687A0FE0&feature=related


Música Dominique na versão brasileira

http://www.youtube.com/watch?v=Iv8MN9JZrYU

Música original francesa Dominique

http://www.youtube.com/watch?v=gZupHlrSDwc&feature=related

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu Geraldo - Terceira Visita

Pio - Primeira Visita

SEU SATURNINO - TERCEIRA VISITA